segunda-feira, 21 de junho de 2010

INFP **

"Oi. Como vai você?"


Nos últimos tempos, em busca de diversão, estou seguindo o curso das coisas na internet, e descobri que a onda mais recente é a dos vlogs/vloggers: uma febre desencadeada no Brasil a partir de um rapaz chamado PC Siqueira, no MASPOXAVIDA.

Vlogs são como blogs, com a mera diferença de que são feitos em vídeo - e que são a sensação brasileira dos últimos 5-6 meses. E vloggers são as pessoas que fazem esses materiais: PC é a personalidade mais célebre. O paulistano simples e urbano, desencanado, desbocado, bebedor de café (o cara tem a molécula de cafeína tatuada no braço!), DDA, estrábico, tatoo lover, colorista de quadrinhos...

Antes que eu possa terminar este texto - é preciso que fique bem claro que esse rapaz  não deu o start em coisíssima alguma, porque esse tipo de vídeo já é usado há anos no exterior.  O que é atribuído ao PC (e com motivos) é o status de ter feito rolar, no Brasil, uma coisa que, até então, não havia colado:  a obviedade prática de falar sobre tudo em frente a uma simples câmera. O mistério está em entender como e por que o boom aconteceu a partir dele... Algo que talvez um dia venha a ser estudado.

Não é exato saber as razões de tamanha receptividade ao trabalho* do gajo (mesmo que ele insista em dizer que faz o que faz apenas por vontade*), mas o que tenho visto de mais bonito é a contribuição que essa moda traz à possibilidade de criação compartilhada

Por interesse, visitei diversos canais. Assisti aos reclames do Felipe Neto no Não Faz Sentido (o principal "concorrente" do PC), às reflexões intrigantes do Denis Lee... Às criações cômicas dos Anões em Chamas,  à veemência anti-social do Cauê do Desce a Letra, às ironias análogas dos Vagazóides... Ri da veracidade do Canal Ruim e das escrotices do Anônimo da Team Play.
Fiz um balanço, e decidi continuar seguindo somente 8 canais (Geralmente, vlogs tem tantos poréns quanto os blogs).

[Ontem, finalmente vi um canal dos mais modestos: o Gabbie disse oi, feito pela Gabbie Fadel, uma moradora do Rio de Janeiro. Indiferente à paixão pelo futebol, apreciadora da melhor lasanha do mundo, vestibulanda... Gabbie prestou um dos melhores serviços públicos da rede de vlogueiros, até agora: o teste de personalidade.
Eu já tinha ouvido falar nesse tipo de coisa, mas não com essa precisão descritiva. Acabei de fazer e ainda estou surpreso (Eis o link: http://www.inspiira.org/). Espero que o caro leitor também goste, e que faça com sinceridade.]

Se os vlogs vieram para ficar é incerto dizer, mas as chances de que canais utilitários durem mais do que outros já se mostram bastante altas.
Denis Lee é a lucidez em pessoa; Leon (do LReporta), com suas teorias, tem sutileza e maturidade críticas a oferecer. Bruno Kuni (Canal Ruim) fala das idiotices e naturalidades da vida, com astúcia e graça (uma de suas melhores piadas é a sequência Se as propagandas fossem sinceras)...
E a lista segue com "Isso não é um vlog!", do Mateus Bassan; o "Microvlog" crítico "à modinha vlog", do Fábio Lintz; o original e internacional MysteryGuitarMan, o canal da viiixxxen, Ana Paula e o Cemaispalavras, Fábio do Feio por Dentro, Cintiadisse (cujo título já revela a sua criadora), ente outros.

Finalmente as pessoas fizeram esforço por algum motivo mais participativo de usar o Youtube, embora ainda haja excesso de futilidades e estupidez. O que conta é que existe mais vida agora, uma outra maneira de conhecer pessoas, de confrontrar opiniões, ajudando a fortalecer o nosso pensar através de conhecimento e criatividade.

Deixo-vos agora mais este presente: a Ode ao café. Trabalhos assim exemplificam muito bem a minha felicidade por existir essa moda.



Um abraço, obrigado, tchau. **INFP é sigla para "O idealista". Conheça melhor como sou agora, lendo este texto: http://inspiira.org/view/Persona/INFP/



ps.: Sério, faça mesmo esse teste. Talvez, assim como eu, você não saiba exatamente como se explicar, e então se encontre melhor aqui.
Foi uma experiência única e gratuita, com um cadastro que nem ao menos precisou de confirmação.

Só não tente responder o que você espera que um dia seja, mas sim aquilo que ainda é (admita os seus "pontos fracos"); e tenha cautela - certas respostas necessitam mais visualização de si mesmo.
Com apenas duas opções de resposta por pergunta, cada um de nós pode ter uma baita surpresa.

Eu achei incrível. E você?

Responda aqui embaixo!

12 comentários:

caracol menina disse...

algumas coincuidências ao ler este post...
estava pensando em vloggar, sem me dar conta da existência dessa denominação...

x.x
numa mistura de dúvida/receio e curiosidade, fui lá e fiz o teste.

bem bacana! o meu resultado foi: O Professor [ENFJ].
depois continuo.

quero saber as outras personas hihi

silas disse...

oi, menina (posso te chamar assim, né? :))!

o teste é bacana mesmo. acabei de fazer com a minha mãe... e ela gostou demais. quem consegue chegar ao resultado mais apropriado parece estar se vendo na frente de um espelho, tamanha a definição.

outra coisa legal é poder conferir, de forma mais sucinta, os tipos (como no link que eu pus no final), além de ter uma parte sobre vocações - muito bem detalhada e por áreas [se ainda não conferiu, volte lá e veja].

fiquei entre coisas que iam desde psicólogo até escritor, professor universitário, assistente social...
massagista, fonoaudiólogo, biólogo geneticista.

eu achei as duas coisas muito boas (vlogs e teste).

abraço e beijo!

silas disse...

diretor de arte, apresentador, músico, produtor de multimídia, "ator, artista e humorista"... (quem vai gostar desses últimos é a magali. rs
ela vive me dizendo isso.

Alice Cálice de Um Gole Somente disse...

O Artista [ESFP]
:)

Eu não gosto de cerveja disse...

Oi! Silas, venho acompanhando os vlogs tbm, e assisti a alguns desses que citou..
Também achei interessante e produtivo esse tipo de produção audiovisual, mas o que me deixou relativamente desanimada, é que as pessoas muitas vezes interpretam errado, fazem criticas destrutivas, e misturam a aparência com o conteúdo... Infelizmente ainda valorizam muito a casca, o que impede as vezes a vlogers pequenos prosseguirem..

silas disse...

(A aparência vs o conteúdo) É o caso do Felipe Neto, por exemplo. Assistiu ao vídeo sobre o HUMOR POLITICAMENTE CORRETO? Pois é, a maior parte das críticas negativas foi apenas baseada em "isso não é engraçado". Puxa, assim fica difícil. Tava praticamente na cara o recado, mas tem muita gente que ainda se limita ao "ser engraçado" e "falar contra modinhas".
Quando o PC apereceu ele foi muito divulgado pelo "jeito engraçado". "O vesgo". Com o Felipe Neto houve a mesma coisa.
Eu acho que estão misturando demais a onda Stand Up Comedy com Vlog pra argumentarem assim.
Acabou-se "criando uma fórmula". Sem humor, sem visual, sem critica a modinhas (emos, coloridos, Justin Bieber...) a massa do público rejeita e apedreja.
Mas tem muita coisa boa, sim. Tanto nos "engraçados" quanto nos menos acessados.

silas disse...

Agora o meu caso: Eu não sigo diariamente a maior parte dos vloggers mais famosos, mas não é assim por um motivo qualquer, similar ao dessas pessoas - mas ao contrário ("Ah, não quero ver se for engraçado" Ou "Só vejo coisa desconhecida"). É que a produção desses canais já não me atrai tanto quanto antes. Reforça esse meu afastamento a "trollagem" muito intensa nos comentários dos usuários. E também é tanta gente que mal dá pra estabelecer um contato, uma troca de opinião, uma conversa. Quando comento eu me sinto mais como um espectador que, "beleza!", está "dando uma força pro cash dos caras" (apesar de gostar desses caras). Mas não supre o meu interesse comunicativo, interpessoal, crítico, inteligente... de fato.

silas disse...

O PC me chamou a atenção por ser crítico e situado, bem afimativo sobre realidade, experiências. Mas ele ficou em segundo plano quando resolvi pesquisar os menores. A mesma coisa aconteceu comigo e o Felipe Neto. Tem muita gente pequena fazendo coisa gigante.

Eu sigo regularmente o Canal Ruim, o Feio por Dentro, o Denis Lee... e continuo atrás de novidades, coisas desse tipo, até porque as temáticas permitem uma melhor troca (e os trolls raramente aparecem).
Quanto ao que já se tornou clássico - muitos deles mandarem os outros... $!%$@%$@$ (vocêsabeoquê), ou falarem sobre "os merdas dos fãs" - eu não me incomodo muito. É bem provável que se cada um chegasse a esse ponto de "comunicação vs. perturbação" também fizesse o mesmo. Não é fácil segurar certas futilidades, trolls, perseguições meramente fanáticas de gente que não dá retorno, que não te faz realmente crescer pessoalmente... gente que apenas te vê e te segue como a um palhaço, por uma estética. Isso mexe profundamente.
O Felipe Neto teve muitas razões para chegar a esse ponto (http://www.youtube.com/watch?v=Kc32VACerE8).

O único cara que eu não gostei mesmo foi o do "Desce a Letra". Não pela simples discordância de opinião, pelos termos que ele usa, mas pelos sinais claros dados por ele... de não se importar nem com a opinião daqueles que o seguem. Ele faz os vídeos como se colocasse todos (os trolls e os sérios) num mesmo pacote. E acho que isso há pouco o que duvidar e repensar (posso estar enganado). Só digo o que digo porque eu vi tudo daquele cara.
Apesar de ser crítico, ele, no final, dá aquela sensação de que faz por fazer; e que a gente acaba assistindo por assistir. É como vários outros, mas passa essa impressão de uma forma maior , depois de conferir e pensar em tudo. E outra, pra ser sincero, o estilo "Minha opinião é absoluta" não é um motivo que me leva a acompanhar um trabalho (Por que eu seguiria feliz algo que nem me leva em conta?). Não sei quanto a outros, mas seria algo próximo de pedir meu assassinato.

Obrigado por comentar.

Eu não gosto de cerveja disse...

Também não gostei do desce a letra, é o tipo de vlog que a primeira vez que você vê já te conduz a saturação do vlog, não que ele tenha que ser baseado em meios publicitários para ser atraente, mas é o tipo de cara que você não tem nem vontade de buscar mais, o conteúdo fica em segundo plano, enquanto a necessidade de parecer "nitidamente fora do eixo e revolucionário" toma conta da maior parte dos videos.
Resumidamente, acho o tipo de vlog que crianças de 13 anos assistem porque acham "muito massa" o cara falar palavrão e não entendem - como diria o próprio vlogger - "porra nenhuma" da critica que ele esta fazendo.

Fabio disse...

Puxa, fiquei feliz em ver meu vlog por aqui (Feio Por Dentro), e minha Ode ao Café sendo tão bem aceita.

Forte abraço e obrigado pelo apoio.

silas disse...

Nosss, cara.. Que satisfação vê-lo aqui no blog, e conferindo o meu post! Você faz o vlog que eu mais gosto, sempre com coisas que a maioria pensa ou faz mas tem receio de dizer.
Adorei aquele vídeo sobre o consumo de carne (ou a ausência dele, pra ser mais exato). E também aquele conjunto de vídeos sobre o preconceito do homem em relação ao seu corpo, a sexualidade e o machismo.

Ode ao café é um primor. :)

Seus vídeos são ótimos. Valeu mesmo!

silas disse...

Abraço! ^^